Quais os cenários para as oficinas pós-Covid 19?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Com a retomada gradual das atividades econômicas, muitos segmentos se mostram receosos com as mudanças de hábitos de consumo, associadas à queda de renda por parte dos brasileiros. Para discutir as perspectivas para as oficinas pós-Covid 19, o Sebrae de São Paulo realizou uma live, no final de maio (que pode ser conferida na íntegra aqui). 

Participaram do debate o consultor do Sebrae José Paulo Albanez e o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), Antônio Fiola, que discutiram os cenários do setor depois do fim da pandemia.

“Esse é um setor que encontra dificuldades com a evolução tecnológica dos veículos. Por isso, é preciso investir em qualificação de mão de obra e capacitação técnica”, disse Fiola. Aliás, esse já era um grande desafio do segmento, que hoje se tornou ainda mais relevante. Continue a leitura para ficar por dentro das perspectivas para o mercado!

Quais são os desafios do setor de reparação automotiva?

As novas tecnologias automotivas, juntamente com os novos combustíveis, aditivos e lubrificantes, e as exigências relacionadas aos limites de emissões, são, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade do setor. Afinal, como mencionamos, as empresas que investirem na qualificação técnica dos profissionais conseguirão atender às novas demandas dos consumidores. 

Além disso, é importante que as oficinas apostem em tecnologias que permitam melhorar a experiência do cliente. Sistemas que armazenem dados do consumidor e do veículo, por exemplo, possibilitam um atendimento mais ágil e eficiente. 

Da mesma forma, a elaboração de orçamentos de forma ágil e profissional também é um diferencial importante – neste aspecto, inclusive, a plataforma do 10km pode contribuir para melhorar a experiência do cliente. Por meio dela, é possível buscar peças necessárias para os reparos com mais agilidade e eficiência e com melhor custo-benefício

Quais são as perspectivas para as oficinas pós-Covid 19?

“As empresas do segmento puderam manter suas atividades durante a pandemia, na maior parte das cidades, o que por si só já representa uma vantagem competitiva”, disse Albanez, do Sebrae. “No entanto, houve uma queda grande de demanda”, constatou.

Segundo ele, ainda existe insegurança por parte do consumidor, que está lidando com a redução de renda e, muitas vezes, com o desemprego. “Outro aspecto relativo à pandemia é que, embora a redução de acidentes seja positiva e deva ser comemorada, a diminuição da quantidade de colisões e acidentes de trânsito também reduziu a demanda por serviços de funilaria e peças”, afirmou o consultor do Sebrae. 

Em São Paulo, por exemplo, a redução de colisões foi da ordem de 80%. Além disso, outro dado que justifica a queda das atividades do setor é a redução da venda de combustíveis. “Em São Paulo, a queda foi, em média, de 50%. A quarentena deixou os motoristas em casa e também levou à diminuição da demanda por outros serviços de manutenção automotiva”, apontou Fiola.

Segundo ele, esses dados mostram que o consumidor está inseguro e a demanda, realmente, está menor.

Confira as dicas para que o cliente se sinta seguro na oficina

Para trazer o cliente para a oficina, o presidente do Sindirepa dá algumas dicas:

  • parcele o valor dos serviços no cartão de crédito, pois essa modalidade de pagamento oferece segurança no recebimento;
  • oriente a equipe sobre os cuidados para a prevenção da Covid-19;
  • mostre aos clientes que sua empresa tem essa preocupação, informando sobre a higienização da oficina, equipamentos, sanitários, entre outros;
  • se possível, ofereça o serviço de leva e traz do veículo, para que o consumidor não precise sair de sua casa. Informe sobre todos os cuidados de higiene adotados.

“É preciso transformar o comportamento, mostrar uma postura responsável, fazer um atendimento com maior segurança, para que o cliente se sinta confiante. Além disso, a qualificação da equipe é essencial”, destacou Fiola. 

Segundo ele, nas oficinas, é importante:

  • que os funcionários utilizem corretamente a máscara de proteção;
  • que seja oferecido álcool em gel a todos os clientes;
  • na chegada do veículo, é preciso deixar portas abertas, higienizar o carro por dentro, colocar capa de banco, capa de volante, capa de freio de mão, entre outros, para que o cliente se sinta seguro;
  • se possível, é importante ampliar o horário de atendimento, para evitar que todos saíam às ruas ao mesmo tempo. 

“O mais importante para garantir o retorno dos negócios, nesse momento, é manter o cliente seguro”, pontuou Fiola. 

“É fundamental começar a abordar o cliente de uma forma pró-ativa, ou seja, mostrando a ele a importância da manutenção preventiva, que pode ser agendada, o que permite a adoção de todos os cuidados de higienização e segurança”, ressaltou Albanez. “Hoje, a tecnologia facilita isso e contribui para melhorar o relacionamento, sendo uma alternativa para melhorar o desempenho das oficinas pós-Covid 19”, completou. 

Summary
[js-disqus]