PIX ajuda a reduzir custos e conquistar o consumidor de autopeças

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O PIX, novo meio de pagamentos instantâneos e transferências instituído pelo Banco Central (BC), passa a valer a partir de 16 de novembro – embora alguns clientes selecionados já tenham utilizado o sistema em fase restrita. 

Além de operar 24 horas, incluindo fins de semana e feriados, o PIX oferece várias vantagens, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. A principal delas é a redução de custos. 

Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

PIX oferece vantagens em relação a outros meios de pagamento

Para o consumidor (pessoa física), o grande benefício do PIX é que o serviço é gratuito, ou seja, não há cobrança de tarifas, como no caso de outros meios de pagamento, como TED e DOC. Além disso, o método oferece maior simplicidade, pois basta a leitura de um QR Code ou um clique na informação da chave de quem vai receber o pagamento. 

No caso de pessoas jurídicas,  como as lojas de autopeças, o Banco Central deve estabelecer um teto máximo para cobrança de tarifa pelas transações. No entanto, dependendo de seu pacote de serviços com a instituição, é possível que nem incidam taxas ou que elas sejam negociadas. 

E, mesmo que exista alguma tarifa, a transação ainda é vantajosa, pois entra na conta imediatamente e, o principal, sem intermediários. Ou seja, ao aceitar os pagamentos via PIX, sua autopeças deixa de arcar com as taxas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito e débito, além do aluguel da máquina leitora de cartões. 

Mesmo em comparação com a emissão de boletos o PIX é mais interessante, uma vez que o boleto só pode ser pago pelo cliente em dias úteis e os recursos só ficam disponíveis no dia útil seguinte ao pagamento.

Além disso, a redução da inadimplência será significativa, já que o valor cai na conta da loja instantaneamente. A segurança, por sua vez, será maior, pois a tendência é de que cada vez menos pessoas usem dinheiro em espécie, o que reduz a ocorrência de roubos e furtos.

Autopeças podem fidelizar clientes com o PIX

Com o recebimento instantâneo, naturalmente a sua loja passa a ter mais capital de giro, o que melhora a gestão financeira. Além disso, com a redução de custos propiciada pelo fato de as transações não terem intermediários, a margem por produto passa a ser maior.

Isso significa que esses recursos podem ser usados de diferentes formas. Investimento em ações de marketing para fidelizar e atrair novos clientes ou mesmo promoções específicas são alguns exemplos. Além disso, a agilidade nas transações, que reduz filas (ou prazos de entrega) também é um atrativo para os clientes e empreas. 

Banco Central garante a segurança

Muitos comércios ainda têm dúvidas relativas à segurança do novo meio de pagamento. No entanto, segundo o BC, os cancelamentos só poderão ser feitos pelo recebedor – ou seja, não há risco de o cliente pagar com PIX e em seguida cancelar a transação.

Além disso, as lojas poderão utilizar QR Codes integrados ao sistema de automação comercial, o que evita qualquer tipo de fraude e gera maior segurança a todos os envolvidos. 

Vale destacar que pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves (CNPJ, telefone, e-mail ou um código aleatório) por conta. Uma chave não pode ser utilizada em outra conta, mesmo que na mesma instituição bancária. No entanto, o cadastro de várias chaves não tem qualquer relação com segurança, mas sim com a gestão do negócio. A sua autopeças pode usar uma chave para recebimento, outra para pagamento de impostos, outra para transferências para funcionários, dentre outras possíveis operações.

Como você percebeu, além de facilitar a gestão de seu negócio e contribuir para a redução de custos e para a segurança, o PIX também simplifica as transações de seus clientes e aumenta o acesso da população aos sistemas bancários. Isso significa que mais pessoas passarão a usar o novo meio de pagamento.

Assim, vale a pena se informar sobre o PIX e começar a usá-lo em sua loja de autopeças. Além da simplicidade, essa será mais uma importante ferramenta de fidelização do consumidor.

Quer conhecer outras formas de melhorar o atendimento ao cliente? Então continue a leitura em nosso blog!

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