Tradicionalmente, a Black Friday é um evento bastante aguardado por varejistas e consumidores. Do lado dos clientes, a expectativa é por descontos e vantagens na compra; já para o comércio, é um bom momento para impulsionar as vendas e dar visibilidade à marca. Então, que tal começar agora mesmo a trabalhar a Black Friday em sua autopeças?
Neste ano, a data é 26 de novembro. A ideia por trás da Black Friday, que nasceu nos Estados Unidos, seria iniciar a temporada de vendas natalinas. No entanto, o conceito se ampliou e, agora, já há quem fale em Black November. Então, vamos às dicas para aquecer as vendas?
1. Planejamento das autopeças na Black Friday
Em primeiro lugar, observe quais itens farão parte das ofertas e verifique a disponibilidade no estoque. Nada pior, perante os consumidores, que comprar uma mercadoria e ela não ser entregue, não é mesmo?
Faça também as contas para se certificar de que não vai vender a peça por valores muito baixos (o que resultaria em perdas) nem muito altos (o que tornaria sua loja pouco competitiva). Uma sugestão é negociar preços diferenciados com os fornecedores, para realmente oferecer uma promoção atrativa para seu cliente.
Um cuidado fundamental é não aumentar o preço agora para depois baixar na Black Friday. A estratégia já é conhecida e repudiada tanto por consumidores quanto por órgãos de proteção, como os Procons.
2. Entrega
Se vender pela internet, certifique-se de ter um bom parceiro logístico para as entregas. Normalmente, a entrega grátis chama muito a atenção dos clientes. Um estudo da Forrester Research mostrou que cerca de 50% dos carrinhos virtuais são abandonados por seus potenciais compradores e a principal razão disso é o alto custo de frete.
Então, vale a pena criar estratégias para oferecer esse benefício aos consumidores. Uma sugestão para sua autopeças nessa Black Friday é estabelecer um valor mínimo para a compra. Assim, de quebra, sua loja pode vender um pouco mais! Mas, lembre-se de que, se a isenção de taxa significar atraso na entrega, a imagem de sua loja também pode ficar manchada.
3. Anuncie nos locais certos
Onde estão os seus clientes? Antes de gastar dinheiro em anúncios em diversos locais para promover a sua loja de autopeças, que tal usar os canais adequados e direcionados ao seu público? A dica, aqui, é reforçar suas redes sociais e usar as ferramentas para segmentação de público, impulsionando as postagens para as pessoas certas.
Não deixe de divulgar também suas promoções junto a oficinas mecânicas parceiras e diretamente aos próprios clientes por e-mail ou WhatsApp – lembre-se, no entanto, que para isso é necessário que a pessoa tenha concordado em receber as promoções.
Além disso, cadastre-se no 10km, um aplicativo que atinge diretamente quem está procurando peças automotivas.
Existem outras vantagens de promover a Black Friday nas autopeças?
Claro que sim! Ao promover sua loja, seu negócio ganha visibilidade e atinge um público maior. E os clientes bem-atendidos tendem a se tornar fiéis, voltando a comprar em outras ocasiões.
Então, capriche no atendimento, negocie com seus fornecedores e na publicidade e faça a melhor Black Friday na autopeças! Além disso, aproveite a visita em nossa página e saiba como continuar impulsionando as vendas no final de ano!