Como em todo e qualquer comércio, furtos, roubos e assaltos comprometem a rentabilidade do negócio e deixam tanto o empresário quanto sua equipe em alerta. Afinal, ninguém quer ficar sob o risco de ações criminosas ou conviver com desconfianças, não é? Mas a boa notícia é que é possível aumentar a segurança de sua autopeças.
Para isso, no entanto, é necessário entender as estratégias dos criminosos e adotar medidas de prevenção. Continue a leitura para entender o que fazer!
Entenda os crimes mais comuns em uma loja de peças automotivas
Assalto, roubo ou furto? Na verdade, qualquer varejo está sujeito a sofrer qualquer um destes crimes. No caso de furtos, muitas vezes alguém se passando por cliente subtrai um item da prateleira, sem que ninguém perceba. Em outros casos, quem faz isso é um funcionário.
Uma pesquisa do Instituto Provar/FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração) mostrou, inclusive, que em alguns casos 40% das perdas decorrentes de roubo ou furto são praticadas por funcionários. Por isso, é preciso ter cautela ao contratar, investir em treinamento e também adotar medidas de segurança internas, como o controle de estoques.
Mas não é incomum que lojas sejam invadidas e roubadas por terceiros. Assim, apostar em estratégias para aumentar a segurança é uma forma de manter a sua tranquilidade e também garantir seu capital.
6 dicas para aumentar a segurança de sua autopeças
Independentemente da origem do crime, essas ações vão contribuir para preservar seu patrimônio. Confira!
1. Saiba contratar e treinar a equipe
Ao fazer uma entrevista de emprego, procure saber mais sobre o candidato, peça referências, analise as razões de sua saída do emprego anterior. Contar com uma equipe de confiança é fundamental para a saúde financeira de seu empreendimento, além de ser um fator-chave de sucesso para o atendimento ao cliente.
2. Faça um bom controle de estoques
Saiba o que você tem na loja. Só assim será possível identificar eventuais perdas. Por isso, mantenha o inventário em dia.
3. Prefira meios de pagamento digital
Quanto menos dinheiro no caixa (papel-moeda), menos atrativa sua loja será para os assaltantes. Assim, prefira aceitar pagamentos em cartão (crédito ou débito), ou mesmo via transferência bancária ou PIX. Apesar das taxas, essa é uma segurança extra para o seu negócio.
4. Organize a loja
Mantenha o ambiente organizado, sem pontos cegos (locais onde não seja possível ver o cliente). Itens pequenos devem ser armazenados em prateleiras fechadas ou locais próximos ao caixa. Ao arrumar as peças em exposição, procure deixar os itens expostos de uma forma que facilite a visualização, caso algum deles seja retirado do lugar.
Se possível, instale câmeras de monitoramento, com recurso de gravação de imagens, e alarmes. Além disso, a loja deve ter boa iluminação e o acesso ao estoque ser restrito. Quem vende produtos online também deve controlar as entregas, acompanhando o status de cada pedido.
5. Observe quem entra na loja
Cumprimente e observe o comportamento de todos que entrarem na loja e, também, de seus acompanhantes. Muitas vezes, uma pessoa conversa com o atendente enquanto outra está analisando detalhes das peças, pontos cegos, rota de fuga, presença de câmeras, entre outros aspectos.
6. Tenha atenção à segurança digital
Seus dados estão protegidos? Muitas vezes, com poucos dados pessoais, o golpista virtual consegue roubar a identidade de sua empresa, fazendo compras em seu nome ou usando meios ilícitos para ter acesso a informações bancárias. Por isso, é importante orientar a equipe sobre os golpes de phishing mais comuns, manter os softwares atualizados e investir em programas antivírus.
Colocar em prática estratégias para melhorar a segurança de sua autopeças não só é possível, como também é primordial para a sustentabilidade econômica de seu empreendimento. Assim, fique de olho nos pontos de risco!
Quer saber mais sobre como impulsionar seu negócio, mesmo em períodos de crise? Então, confira as nossas sugestões para otimizar a gestão de sua autopeças!