Dia do consumidor: veja 6 dicas para aproveitar a data e vender mais na sua autopeças!

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Dia 15 de março é o dia do consumidor, data que muitas empresas aproveitam para fazer promoções diversas e, com isso, fidelizar o cliente e vender mais. Que tal você aproveitar a oportunidade também e colocar em prática algumas estratégias de marketing para alavancar os resultados de sua loja de autopeças?

Não esqueça, porém, que o mais importante nessa data é demonstrar seu respeito aos direitos do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), que no ano passado completou 30 anos, estabelece várias diretrizes para preservar as relações de consumo, prevendo responsabilidades para os fornecedores e até punição para quem desrespeitar as regras.

Assim, vale a pena usar a data para alavancar as vendas, sem perder de vista a importância de preservar os direitos dos consumidores. Confira 6 dicas para isso!

1. Conheça o perfil do seu consumidor

Você conhece, de verdade, quem compra na sua loja? Para desenvolver estratégias bem-sucedidas, é importante conhecer seus hábitos de compra e preferência por meio de pagamento, por exemplo. Seu cliente compra pela internet? Então, que tal começar por ações de marketing neste canal? O app 10Km é uma boa ferramenta para isso! 

Quanto aos meios de pagamento, você pode divulgar ofertas para determinados produtos, sem comprometer sua margem de lucro. Ofereça alguns dos itens mais buscados por valores menores, mediante o pagamento via PIX, por exemplo. 

Além disso, quem já fez a lição de casa antes e conhece o cliente, sabe quais veículos estão perto da data de manutenção, certo? Antecipe-se e ofereça peças em promoção para que a revisão tenha melhor custo-benefício para o motorista. E, se você ainda não faz tal registro, comece o quanto antes!

2. Faça ações exclusivas para quem já é cliente

Envie um cupom de desconto ou ofereça condições especiais para quem já comprou com você. Essa é uma forma de demonstrar que você valoriza os seus consumidores e melhorar a experiência de compra deles em seu canal. 

3. Transforme o dia do consumidor em semana (ou mês) do consumidor

Já que você vai fazer uma promoção para o dia do consumidor, que tal começar antes ou estendê-la o mês inteiro? Aproveite a oportunidade para conquistar mais clientes e fidelizar os atuais. 

Dica bônus: março também é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Que tal algumas promoções especiais direcionadas ao público feminino? Inclusive, um levantamento feito pelo Instituto Ipsus mostrou que a quantidade de mulheres habilitadas tem aumentado e que o número de motoristas do sexo feminino já representa 44% dos novos condutores. 

4. Respeite o Código de Defesa do Consumidor

Como mencionamos acima, é fundamental seguir as diretrizes do CDC, seja no pós-venda, respeitando prazos para troca ou reposição de itens que apresentem defeito, seja durante a ação de marketing. Lembre-se, ao fazer uma promoção, é fundamental seguir os prazos de entrega, preços e condições anunciadas. 

5. Venda produtos que se complementam, mas respeite o CDC

Uma boa estratégia para vender mais é oferecer ao cliente um produto que complemente o que ele está buscando. Mas é preciso ter atenção: oferecer a promoção é uma coisa, mas condicionar a venda dos itens em conjunto, outra. Essa prática, conhecida como venda casada, é vedada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

6. Faça um bom pós-venda e garanta consumidores satisfeitos

De nada adianta todo o esforço para atrair mais clientes se eles não ficam satisfeitos com o atendimento, prazo, preço ou qualquer outra situação que envolva a experiência de compra.

Então, é fundamental saber ouvir seu consumidor após a conclusão do negócio, por meio de pesquisas de satisfação – que podem ser feitas de forma simples, por meio de um formulário Google, telefonema, WhatsApp ou e-mail. Pergunte se gostou do atendimento, se tem sugestões para melhorar o negócio, se o item adquirido chegou em boas condições (caso tenha sido entregue), entre outros possíveis questionamentos que contribuam com a melhoria dos serviços de sua loja. 

Afinal, não basta aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais. Claro que isso é bom, mas melhor é converter e fidelizar mais clientes, não é mesmo?

Gostou de nossas dicas? Então, continue em nossa página e veja como melhorar o atendimento ao cliente em sua loja de autopeças!

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