E agora? Fechamento da Ford pode afetar o mercado de autopeças?

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Em janeiro, o anúncio do fechamento da Ford no Brasil,  quinta maior indústria automotiva do país, surpreendeu os consumidores. A grande preocupação dos proprietários de veículos da marca é relativa aos serviços de pós-venda, garantia e reposição de peças automotivas. 

Apesar de a montadora ter garantido, em comunicado à imprensa, que todos os clientes continuarão a ter acesso a serviços de manutenção e assistência, a Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) relatou, na primeira semana de fevereiro, que algumas concessionárias associadas não estavam recebendo as peças de reposição. 

Será que essa situação pode afetar a gestão da sua loja de autopeças? Continue a leitura e entenda!

Ford garante estoque de autopeças

Quando foi anunciado o fechamento da Ford, a empresa informou que as fábricas seguiriam em operação por alguns meses, para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. No entanto, os sindicatos (que cobram a manutenção dos empregos e indenizações justas) estão bloqueando o acesso às unidades fechadas em Camaçari, na Bahia, e em Taubaté, em São Paulo, o que impede a continuidade da produção.

À Abradif, a montadora informou que não há desabastecimento do mercado de reposição. A empresa destacou, inclusive, que possui um estoque robusto de peças, em cinco depósitos no país. 

Vale esclarecer que o Código de Defesa do Consumidor determina que “os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto”. Além disso, estabelece que, se não houver produção ou importação, “a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei”.

Componentes e peças Ford ainda continuarão a ter demanda

Embora não exista um prazo claro estabelecido em lei para garantir o fornecimento de peças, é preciso lembrar que os veículos da marca continuarão em circulação. Isso quer dizer que ainda vão demandar serviços de manutenção. Além disso, a Ford parou de fabricar no Brasil, mas não deixou de vender os seus modelos, que poderão ser importados. 

Por essa razão, a demanda por peças e componentes deverá se manter aquecida ainda por muito tempo, não apenas nas concessionárias autorizadas, mas também em oficinas independentes.

No entanto, é fundamental que as lojas de autopeças acompanhem as notícias do mercado automotivo e evitem fazer grandes estoques nesse momento. Afinal, é possível que os modelos mais antigos da Ford sofram depreciação e, aos poucos, tenham a circulação reduzida no país. Assim, ter muitas peças paradas em estoque pode levar ao comprometimento do capital de giro.

O ideal é fazer um planejamento que considere tanto os modelos de veículos que foram descontinuados, quanto os mais vendidos, organizando os estoques de forma mais equilibrada. Para quem tem folga no estoque de componentes para os carros da Ford, vale a pena aproveitar o momento e divulgar os produtos, conquistando mais clientes! Que tal empreender na internet e aumentar a visibilidade de seu negócio?

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