Você acha que empreender online só é viável para determinados segmentos? Esse é um grande engano, que pode comprometer o crescimento do seu negócio. Para os consumidores, pesquisar e comprar autopeças na internet se tornou uma prática comum. Aliás, até mesmo a venda de veículos por meio de plataformas digitais, utilizando recursos de realidade virtual, cresceu nos últimos meses.
Afinal, a Covid-19 trouxe uma grande mudança de hábitos para a população e para os negócios. Os e-commerces cresceram, com aumento de 47% no faturamento no segundo semestre de 2020. Além disso, a partir do retorno das atividades econômicas, muitas pessoas trocaram o transporte público pelo veículo próprio, para evitar aglomerações. Nesse cenário, a manutenção também ganhou maior importância.
Por isso, se você tem uma loja de autopeças e ainda não começou a empreender online, está na hora de rever a estratégia.
Como vender autopeças na internet?
Diversificar os canais de atendimento é fundamental para garantir uma boa experiência para o cliente. Por isso, além da loja física, vale a pena investir em plataformas digitais, contatos via WhatsApp, redes sociais e outros recursos que facilitem a interação, a pesquisa de preços e as ações de pós-venda. Veja 5 dicas para seu negócio se destacar!
1. Entenda as necessidades de seu cliente
A venda de veículos usados disparou durante a pandemia – justamente porque boa parte do poder aquisitivo da população se reduziu, mas, mesmo assim, os consumidores preferem evitar o transporte público.
Isso significa que a manutenção do carro é ainda mais importante. Procure acompanhar quais são os veículos e modelos mais vendidos e as peças mais solicitadas, mantendo seu estoque organizado e em dia. Assim, quando um orçamento for solicitado, você terá maior agilidade na resposta.
2. Aposte em um bom sistema logístico
De nada adianta ter a peça em estoque e fazer uma venda rápida se a entrega é demorada, não é mesmo? Então, invista em um bom sistema de logística, que entregue o produto ao cliente de forma ágil e mantenha informações sobre o status da mercadoria, desde a saída do estoque até a entrega. Este é um recurso que garante maior credibilidade ao seu negócio e torna a operação mais segura.
3. Diversifique os meios de pagamento
Para quem tem uma loja digital, a oferta de meios diversos de pagamento é fundamental. Muitas vezes, o consumidor que não conhece a sua loja se sente inseguro em pagar a mercadoria comprada online via boleto, por exemplo.
Assim, o ideal é oferecer outras modalidades de pagamento, tanto para conquistar a confiança quanto para garantir a comodidade do cliente.
4. Escolha uma boa plataforma de vendas para empreender online
A navegabilidade de sua loja virtual é muito importante para a experiência do cliente. Ninguém gosta de páginas que demoram para abrir, visualmente poluídas ou sem recursos de busca eficientes.
Além disso, a segurança é um fator primordial. A página de pagamentos deve conter recursos de autenticação que garantam a privacidade dos dados e a confiabilidade da transação.
5. Divulgue seu negócio de autopeças na internet
Além de oferecer uma boa plataforma de compras, é importante divulgar seu negócio para atingir novos clientes. Para isso, use as redes sociais, informe os clientes da loja física que também há a opção de compra digital e aposte em outros canais de marketing, como aplicativos específicos para o segmento.
O 10Km Empresas é uma ótima opção para conectar sua loja com mais clientes e impulsionar o negócio. Para fazer parte, basta se cadastrar no aplicativo. Por meio da plataforma, os clientes solicitam orçamentos e sua loja tem mais chances de vender autopeças pela internet.
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