Confira 6 dicas para aumentar as vendas de sua autopeças no fim de ano

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Fim de ano chegando, férias escolares, verão: apesar de a temporada mais propícia para viagens ainda estar restrita, em função das medidas sanitárias contra o novo coronavírus, muita gente vai viajar. Quem tem casa na praia ou no campo e viaja em família, por exemplo, não corre riscos. E também há, infelizmente, quem se ache imune – isso não nos cabe julgar, mas a verdade é que esta época é a melhor do ano para aumentar as vendas de sua autopeças.

Motivos não faltam: o cliente quer ter o veículo em dia para viajar, recebeu o décimo terceiro e pode investi-lo no veículo e, até, quem não pretende sair de casa (e não vai precisar do carro para ir ao trabalho) tem mais tempo para a manutenção necessária.

Então, aproveite a oportunidade e confira, agora mesmo, as nossas 6 dicas para aumentar as vendas de sua autopeças!

Como bombar as vendas de sua autopeças no fim do ano?

Como explicamos, o momento é o melhor: o cliente tem uma sobra de dinheiro, tem tempo para deixar o carro na oficina ou, ao contrário, quer deixá-lo o mais seguro possível para sua viagem. 

Além disso, com a perspectiva de continuidade ou agravamento da pandemia, muitas pessoas que usavam transporte público resolveram investir em um carro usado, o que demanda mais cuidados com manutenção. Assim, acompanhe as nossas dicas e aproveite a oportunidade!

1. Mantenha seu estoque organizado

Seu cliente procurou determinada peça e não encontrou? Isso é um problema, pois ele pode ter pressa e encontrá-la no concorrente. Então, o ideal é sempre manter a organização e o planejamento. Adote um sistema de gestão, que ajuda a identificar as necessidades de reposição, sem que falte nada na loja – ainda mais os itens mais essenciais.

Isso vale para diversas peças, mas as mais procuradas costumam ser:

  • baterias;
  • peças do sistema de frenagem;
  • filtros de ar, óleo e outros;
  • lubrificantes;
  • amortecedores;
  • suspensões;
  • embreagem;
  • fusíveis, faróis, lâmpadas e lanternas;
  • retrovisores;
  • maçanetas;
  • tapete.

2. Invista no bom atendimento ao cliente

Se o cliente for bem atendido, a tendência é de que se torne fiel. Assim, treine sua equipe e não desperdice oportunidades de atender bem qualquer consumidor. 

Invista também em um bom ambiente de loja, limpo e com todos os cuidados necessários para higiene, use vários canais de comunicação (telefone, WhatsApp, site, redes sociais) e,  mais importante, esteja sempre disposto a solucionar problemas, especialmente no pós-venda.

Tudo isso fará com que a sua loja tenha uma boa reputação, tanto online quanto na propaganda boca a boca. E um cliente bem atendido, além de retornar, sempre indica o seu negócio para os amigos.

3. Tenha uma logística de entrega

O carro do seu cliente está na oficina e ele precisa da peça com urgência? Essa é mais uma forma de demonstrar o bom atendimento e valorizar quem compra seus produtos. Invista em um bom sistema de logística de entregas, pois, quanto mais rápido a peça chegar, mais satisfeito o consumidor vai ficar!

4. Ofereça várias formas de pagamento

Ofereça mais de uma modalidade de pagamento para o consumidor. As compras podem ser pagas em cartão de crédito (parceladas ou não), débito, boleto ou o novo sistema, PIX, por exemplo. O diferencial do PIX é que o cliente não terá taxas e sua empresa receberá o valor imediatamente. 

5. Deixe clara a sua política de trocas e de privacidade de dados

Esse é outro aspecto muito importante. De acordo com o Código de Direito do Consumidor (CDC), artigo 49, quem compra em sua loja tem sete dias para desistência ou troca do produto, sem precisar justificar o motivo. Se houver problemas no item, o prazo passa a ser de 30 dias.

No caso de vendas online, se o prazo de entrega for descumprido, o cliente também tem direito ao reembolso do valor ou a um crédito para novas compras. Assim, o ideal é que todas essas regras estejam previstas na política de trocas de sua empresa. A privacidade de dados dos clientes também deve ser preservada, conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

6. Divulgue sua loja

Além de seguir todas estas dicas para aumentar as vendas de sua autopeças no fim de ano, não deixe de divulgar a sua loja. Uma forma de fazer isso é se cadastrando na plataforma do 10km. Com isso, você recebe vários orçamentos e tem mais oportunidades de venda! Que tal começar agora mesmo?

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