O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pelas pessoas no Brasil. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, a ferramenta mundialmente conhecida chegou a marca de 100 bilhões de mensagens entregues por dia. Com a quarentena e mais pessoas em distanciamento social, a perspectiva é de que esse volume tenha aumentado significativamente. E isso não é diferente no ambiente profissional. Direcionando para as lojas de peças automotivas, quantos pedidos de orçamento, solicitação de informações sobre peças ou mesmo prazos sua empresa não recebe, diariamente, por meio deste canal?
Por essa razão, e para garantir o profissionalismo, vale a pena criar um WhatsApp Business para sua lojas de peças automotivas, ou seja, uma conta comercial, para otimizar o atendimento aos clientes. Dessa forma, todas as solicitações ficarão concentradas em um único local e as pessoas não precisarão entrar em contato com seu número particular ou mesmo com os dos funcionários. Isso, sem dúvida, proporcionará maior agilidade e uniformidade nas informações prestadas.
Descubra as vantagens de usar o WhatsApp Business
O WhatsApp Business para as lojas de peças automotivas, garante uma imagem mais profissional, além de outros benefícios. Confira:
- agilidade no atendimento;
- redução de custos;
- melhor produtividade, uma vez que será possível encaminhar mensagens para grupos de clientes;
- segmentação do perfil de cada cliente;
- programação de respostas automáticas, o que ajuda a fazer uma triagem inicial, no momento em que sua empresa não estiver em horário comercial;
- acompanhamento de informações específicas, como quantidade de mensagens enviadas e de contatos feitos pelos clientes.
Confira 6 dicas para usar o WhatsApp de maneira eficiente
Para obter melhores resultados e conquistar clientes, é fundamental adotar algumas boas práticas para usar o Whatsapp Business na sua loja de peças automotivas de maneira eficiente. Acompanhe as nossas dicas!
1. Atendimento ao cliente no WhatsApp das lojas de peças automotivas
Informe aos seus clientes qual o horário de atendimento. Isso pode ser feito, inclusive, por meio de uma resposta automática já programada. Além disso, retorne o contato o mais brevemente possível.
Por outro lado, se a sua empresa que fez o contato, enviando uma oferta ou promoção, e o cliente visualizou mas não respondeu, evite ser insistente. Pode ser que ele não esteja interessado ou não possa responder naquele momento. Use o bom-senso.
2. Divulgue seu canal de atendimento
Não esqueça de divulgar seu contato de WhatsApp em suas redes sociais, sites e demais materiais promocionais. Além disso, evite enviar mensagens não autorizadas pelos clientes, pois isso poderá ser classificado como spam.
E, mesmo que a pessoa autorize, evite expor seus dados em listas de envio, uma vez que todas as pessoas copiadas poderão ter acesso ao nome e número dos contatos. Lembre-se, faça isso apenas com o consentimento de seu cliente, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para evitar a exposição dos dados, você pode usar o recurso Lista de Transmissão, do próprio WhatsApp Business.
3. Ofereça atendimento personalizado
Ofereça benefícios aos clientes que utilizarem esse canal de informação. Além disso, chame-os pelo nome e atenda com cordialidade. No entanto, isso não significa que existe abertura para informalidade: evite mensagens que não tenham relação com sua loja ou produtos e use linguagem profissional. Apenas envie áudios se o cliente autorizar, pois em muitos casos não é possível escutá-los no mesmo momento.
4. Agilidade
Esta é uma das grandes vantagens do WhatsApp. Por isso, é importante ter atenção às mensagens que chegam e respondê-las o mais rapidamente possível – mesmo que a resposta seja algo como “vamos dar prioridade à sua demanda e entraremos em contato em pouco tempo”. E, assim que possível, retorne com a informação solicitada.
Principalmente se for um pedido de orçamento, pois a falta de retorno ágil pode fazer com que o cliente compre em seu concorrente, afinal, não se sabe da urgência que ele tem, não é mesmo?
5. Imagem do contato no WhatsApp Business
Se é uma conta corporativa, use o logotipo da empresa, foto da fachada ou algo que remeta ao ambiente profissional. Fotos pessoais são desaconselhadas.
6. Programe mensagens
Evite enviar mensagens durante a noite, finais de semana ou feriados – a menos que elas tenham sido solicitadas pelo cliente. Mesmo que esse seja um bom horário para sua empresa realizar ações de marketing e contato, saiba que o WhatsApp Business permite a programação do envio.
Como você percebeu, o WhatsApp é uma ferramenta essencial para sua loja de peças automotivas. Interessante para a aproximação com o cliente e envio ágil de informações, sendo um recurso importante para a fidelização. Quer saber mais sobre meios de melhorar o atendimento ao cliente em sua loja? Então, continue a visita em nossa página e confira nossas dicas!