O consumidor satisfeito tende não somente a retornar ao ponto de venda, como também a indicar a loja para os seus contatos. Por essa razão, além da disponibilidade de componentes, da organização e de preços competitivos, é fundamental melhorar o atendimento ao cliente da sua autopeças.
Para isso, algumas iniciativas são importantes. Controle adequado dos estoques, capacitação dos colaboradores e um excelente atendimento pós-venda fazem muita diferença e rendem resultados surpreendentes ao negócio.
Vale lembrar que quem procura uma loja de peças automotivas precisa, normalmente, resolver um problema urgente com o seu veículo. Assim, quando a pessoa é bem atendida e tem a sua emergência solucionada, de forma confiável e com bom custo-benefício, torna-se um cliente fiel.
Então, que tal começar agora mesmo a melhorar o atendimento ao cliente na sua loja de autopeças? Confira as nossas dicas para se destacar no mercado!
Confira 5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua autopeças
O bom atendimento faz muita diferença, mas precisa estar acompanhado de outros aspectos, como qualidade dos produtos fornecidos, preço competitivo, boa política de trocas e garantias, além de agilidade no fornecimento.
Assim, claro que é importante – e primordial – investir no bom atendimento na sua autopeças. Mas, para garantir o melhor resultado ao seu negócio, não esqueça das demais demandas dos consumidores. Veja as nossas sugestões para garantir a satisfação dos clientes!
1. Capacite sua equipe para prestar bom atendimento ao cliente
É essencial que todos os colaboradores sejam treinados, não apenas nos aspectos técnicos, mas também para fazer um atendimento simpático e atencioso. Isso significa que o profissional precisa ter habilidade para identificar o problema do cliente e oferecer soluções para sua resolução, de forma ágil e prática.
Tudo isso, claro, com educação e empatia. Ou seja, além de fornecer o componente desejado, o colaborador deve ser gentil e procurar entender as necessidades do cliente. Todo mundo, normalmente, tem urgência nesse tipo de serviço. Por isso, as pessoas tendem a valorizar atendentes que demonstram preocupação na resolução rápida do problema.
2. Faça um bom pós-venda
Não basta vender um componente; depois do negócio fechado, é preciso dar continuidade ao atendimento ao cliente, verificando sua satisfação e procurando entender se existem novas demandas.
Além disso, dependendo do item adquirido pelo consumidor, é possível identificar necessidades futuras. Por exemplo, ao vender um filtro de óleo ou de ar condicionado, uma dica é anotar a quilometragem do veículo e, na época de uma nova troca, entrar em contato com o cliente, lembrando-o da necessidade e oferecendo as peças necessárias.
No caso das pessoas que não finalizaram o negócio, o contato também é interessante para saber a razão. A insatisfação pode ter sido com o preço, o prazo de entrega, o atendimento ou outros motivos. Vale a pena saber o que ocorreu para adotar providências necessárias.
3. Mantenha um bom estoque
É fundamental manter um bom controle de estoques para atender o cliente de forma adequada. Se alguém chegar na loja procurando um determinado item, o ideal é que o colaborador confira rapidamente se há disponibilidade no estoque ou qual o prazo de entrega, bem como preços e condições de pagamento.
Vale orientar a equipe sobre a importância de atualização de todas as peças comercializadas, para evitar quebras de estoque e garantir, com antecedência, a reposição de produtos com maior demanda.
4. Crie um ambiente seguro para sua autopeças
Mesmo com o afrouxamento das regras de isolamento social, necessárias para conter a pandemia, muitos consumidores estão evitando determinados ambientes, especialmente aqueles nos quais percebam poucos cuidados preventivos. Por isso, procure manter a sua loja e sua equipe segura. Algumas dicas são:
- oriente os profissionais a utilizarem máscara de proteção;
- mantenha dispensers de álcool em gel disponíveis, bem como locais adequados para lavagem de mãos;
- caso os colaboradores precisem manobrar os veículos de clientes ou entrar neles, adote medidas de proteção, tais como capas de banco, volante e câmbio, além de deixar os vidros sempre abertos;
- além desses cuidados, preserve o ambiente sempre limpo e organizado, pois isso faz muita diferença para criar uma impressão positiva para quem entra na loja.
5. Invista no relacionamento
Mantenha contato com seu cliente, independentemente da venda de peças. Assim, ele sempre lembrará de sua loja.
Para tanto, invista em publicações em redes sociais ou blogs, o que contribui para melhorar a reputação da sua loja, gerando credibilidade.
Gostou das nossas dicas? Então continue sua visita em nossa página e descubra como melhorar a gestão de sua loja de autopeças!