Confira as dicas para otimizar a gestão de autopeças

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Quem trabalha com peças automotivas precisa ter um estoque adequado à demanda, além de um controle de despesas eficiente. Para garantir uma boa gestão de autopeças, é importante investir em planejamento e estabelecer estratégias comerciais que garantam a competitividade.

Mas, como fazer isso, ainda mais em tempos de crise? Uma alternativa é manter os dados do negócio sempre à mão, facilitando a consulta e as decisões. Assim, quando o cliente solicitar um determinado produto, a consulta ao estoque será rápida, o que agiliza o atendimento e garante a venda. 

No entanto, essa não é a única estratégia para promover o crescimento de sua empresa. Continue a leitura para conhecer as melhores dicas de gestão de autopeças!

Gestão de autopeças: descubra como ser mais eficiente

Apesar de o momento de retração da economia se refletir no desempenho de muitas empresas, o setor de autopeças tem boas perspectivas. Afinal, com o retorno das atividades pós-pandemia, quem possui um veículo dará preferência a esse meio de locomoção, em detrimento do transporte público, para evitar aglomerações. 

E, claro, ninguém vai querer o carro quebrado nesse momento, não é? Por isso, a perspectiva é de que os motoristas intensifiquem os cuidados preventivos com o veículo. Além disso, com a queda de renda, muitas pessoas deixarão de trocar o veículo por um novo, ou mesmo acabarão optando por um modelo usado, que demandará mais cuidados. 

Assim, as lojas de peças que conseguirem ter um bom planejamento e souberem investir na captação de clientes têm boas chances de superar a crise e se destacarem perante a concorrência. Confira as nossas dicas para melhorar a gestão de autopeças:

1. Controle seu estoque

Utilize um software adequado para controle de estoques ou mesmo a velha e boa planilha. É preciso anotar todos os produtos de sua loja e inserir as entradas e saídas de cada um deles, bem como os preços.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil identificar quais itens têm maior demanda (e por isso precisam ser repostos com mais frequência), variações de preços, peças encalhadas no estoque, entre outros. Esse controle é essencial para a gestão de autopeças.

2. Melhore o atendimento

Quando receber um pedido de orçamento, verifique rapidamente se tem o produto no estoque (viu por que é importante ter um bom controle?), o preço e o prazo de entrega para seu cliente. Com isso, você não perde a venda – afinal, se ficar de retornar depois, provavelmente o comprador consultará outros fornecedores. 

Sua equipe também precisa ser capacitada, tanto para garantir a agilidade de resposta, quanto para sugerir soluções para os clientes. Quanto melhor qualificados forem os colaboradores, mais chances de seu negócio crescer!

3. Faça um bom marketing de sua empresa

Não basta ter uma equipe qualificada e um bom estoque de peças: é preciso divulgar os seus diferenciais

Atualmente, poucas pessoas vão de loja em loja para buscar peças ou componentes automotivos. Assim, anúncios no Google, um site de sua loja e postagens em redes sociais são alguns caminhos para divulgar sua empresa. 

Uma estratégia muito interessante para divulgar o seu negócio e atingir um número bem maior de clientes é fazendo parte da plataforma do 10km. Por meio desse canal, você aumenta a visibilidade de seu negócio e reduz despesas com propaganda.

Fazer uma boa gestão de autopeças realmente é um desafio. Porém, essa é a melhor estratégia para o crescimento de sua empresa!

Quer conhecer as vantagens de fazer parte do 10km? Então entre em contato conosco agora mesmo!

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